Tuesday, June 3, 2014

Nossa burguesia é letárgica pq...

O Brasil é uma geleia de jaboticaba para investidor estrangeiro. Existem 300 trilhões parados sendo remunerados a juros ZERO no primeiro mundo. A condição é oportuna para atrair esses capitais com condições interessantes sem o entreguismo de Aécio Neves/Eduardo Campos e seus correlatos ortodoxos na Aliança do Pacífico.

Claro que uma postura altiva frente ao capital estrangeiro deveria ser acompanhado de um enfrentamento dos nefastos monopólios nacionais - o custo/beneficio de uma estrada da Camargo Correia é MUITO PIOR que um da espanhola OHL. Até pq as estradas da CCR viraram caixa de campanha do PSDB paulista há mais de uma década, né? Pena que num tá aqui pra responder essa pergunta kkkkk

Nossa burguesia é letárgica pq é advém dum sistema econômico feudal (colonato europeu/japones no Centro-Sul) e escravocrata (colonizador português MG + NE) não existe um animal spirit, o que existe é o espirito ibérico da privatização do lucro e socialização do prejuízo.

O cenário do capitalismo global oportuno para atrair capitais para concorrer com investidores monopolistas tupiniquins que cobram caro pelos seus capitais e por isso exigem uma taxa de juros tão elevada. Veja a eficiência da Vivo que é espanhola comparada com a Oi que é do Grupo Jereissatti e Andrade Gutierrez. Um governo inteligente é aquele que faz o capital estrangeiro concorrer com o capital nacional. Isso o FHC fez em certa medida e Lula tbm, mas ambos foram  generosos demais com o capital tupiniquim e Lula caiu no papo do picareta do Eike Batista.

As melhores estradas do Brasil e os pedágios mais caros do mundo estão em SP, onde existe um capitalismo dinâmico e atrasado. O político mega-corrupto de MG o baiano Newton Cardoso é dono do Concer um tapete que liga Juiz de Fora ao RJ em 200 KM por meros R$ 40 por veiculo de passeio e 100 reais por caminhão. A Camargo Correia e caixa de campanha do PSDB paulista é detentora da Imigrantes cobra R$ 30 num pedágio que liga a maior cidade do país ao porto do país. Esses contratos foram firmados nos anos 1990 e as taxas de retorno não são realistas.


Os contratos firmados pela ANTT em 2009 são baseados em concorrência de menor preço, infelizmente o capital tupiniquim preferiu não disputar, afinal de contas ele já tem o Banco Central para lhe remunerar juros gorduchos...Então quem entrou nessa modalidade concorrencial mais competitiva foram as empresas gringas cujos capitais estão ociosos devido a crise do capitalismo no primeiro mundo.

No comments:

Post a Comment