O Brasil é uma geleia de
jaboticaba para investidor estrangeiro. Existem 300 trilhões parados sendo
remunerados a juros ZERO no primeiro mundo. A condição é oportuna para atrair
esses capitais com condições interessantes sem o entreguismo de Aécio
Neves/Eduardo Campos e seus correlatos ortodoxos na Aliança do Pacífico.
Claro que uma postura altiva
frente ao capital estrangeiro deveria ser acompanhado de um enfrentamento dos
nefastos monopólios nacionais - o custo/beneficio de uma estrada da Camargo
Correia é MUITO PIOR que um da espanhola OHL. Até pq as estradas da CCR viraram
caixa de campanha do PSDB paulista há mais de uma década, né? Pena que num tá aqui pra responder essa pergunta kkkkk
Nossa burguesia é letárgica pq é
advém dum sistema econômico feudal (colonato europeu/japones no Centro-Sul) e
escravocrata (colonizador português MG + NE) não existe um animal spirit,
o que existe é o espirito ibérico da privatização do lucro e socialização do
prejuízo.
O cenário do capitalismo global
oportuno para atrair capitais para concorrer com investidores monopolistas
tupiniquins que cobram caro pelos seus capitais e por isso exigem uma taxa de
juros tão elevada. Veja a eficiência da Vivo que é espanhola comparada com a Oi
que é do Grupo Jereissatti e Andrade Gutierrez. Um governo inteligente é aquele
que faz o capital estrangeiro concorrer com o capital nacional. Isso o FHC fez
em certa medida e Lula tbm, mas ambos foram generosos demais com o
capital tupiniquim e Lula caiu no papo do picareta do Eike Batista.
As melhores estradas do Brasil e
os pedágios mais caros do mundo estão em SP, onde existe um capitalismo
dinâmico e atrasado. O político mega-corrupto de MG o baiano Newton Cardoso é
dono do Concer um tapete que liga Juiz de Fora ao RJ em 200 KM por meros R$ 40
por veiculo de passeio e 100 reais por caminhão. A Camargo Correia e caixa de
campanha do PSDB paulista é detentora da Imigrantes cobra R$ 30 num pedágio que
liga a maior cidade do país ao porto do país. Esses contratos foram firmados
nos anos 1990 e as taxas de retorno não são realistas.
Os contratos firmados pela ANTT
em 2009 são baseados em concorrência de menor preço, infelizmente o capital
tupiniquim preferiu não disputar, afinal de contas ele já tem o Banco Central
para lhe remunerar juros gorduchos...Então quem entrou nessa modalidade concorrencial
mais competitiva foram as empresas gringas cujos capitais estão ociosos devido
a crise do capitalismo no primeiro mundo.
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